terça-feira, 5 de junho de 2012

D. Afonso Henriques - "O Conquistador"

D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal, filho do conde D. Henriques de Borgonha e da infanta D. Teresa de Aragão, condes de Portucale ( um condado dependente do reino de Leão). Com cognome " O Conquistador ", " O Fundador " ou ainda " O Grande ", pelas suas muitas conquistas.


 D. AFONSO HENRIQUES

Onde nasceu não se sabe ao certo, dizem que pode ter sido em Guimarães, Viseu ou até Coimbra.  A data do seu nascimento também não é conhecida, alguns historiadores apontam para os finais de 1108, início de 1109 como data mais provável.
D. Afonso ficou órfão de pai muito cedo, com apenas 3 anos de idade, ficando Egas Moniz (um fidalgo de nobre cultura) encarregue da sua educação. Diz-se que D. Afonso era muito forte e alto, facto pouco vulgar para a época.
Sua mãe, D. Teresa, após a morte do marido, aliou-se a um nobre galego, Fernão Peres de Trava, que pretendia unir o Condado Portucalense à Galiza, D. Afonso tomou uma posição contrária à sua mãe, pois defendia a independência do condado. Em 1122, para assegurar o domínio do condado, armou-se a si próprio cavaleiro.
Lutou contra sua mãe e os exércitos de Castela, na batalha de S. Mamede, em 1128, e saiu vencedor. A partir dai passou a governar o Condado Portucalense. Seguiram-se várias conquistas e batalhas e, em 1139, com a vitória na batalha de Ourique, D. Afonso Henriques proclamou-se rei de Portugal, com o apoio das suas tropas.
Em 1143, prestou vassalagem (jurou lealdade) à Santa Sé, com a intenção de ser reconhecido pelo Papa como rei de Portugal, mas só com o tratado de Zamora, assinado por D. Afonso VII de Leão, foi reconhecida a independência de Portugal e D. Afonso reconhecido como rei de Portugal. A Santa Sé só reconheceria Portugal como reino em 1179, com a Bula Manifestis Probatum.
Entretanto continuou com as conquistas aos mouros e alargou o território que herdara.
D. Afonso Henriques morreu em 1185, está sepultado no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, juntamente com a sua mulher D. Mafalda.
Deixou ao seu filho, D. Sancho I, um território perfeitamente definido e independente, não um condado  mas já um verdadeiro reino.

                                                  ESTÁTUA DE D.AFONSO HENRIQUES
                                                                EM GUIMARÃES

Bibliografia:
- "Rainhas e Reis de Portugal" (livro)


Trabalho realizado por:
Carolina Barroso

                                                                  

1 comentário:

  1. qeeeeddddffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

    ResponderEliminar